Trata-se de Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IFESP), cujos objetivos são a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.
Possui 635,20 hectares localizados integralmente no município de Paranapanema, Estado de São Paulo. Originalmente essa área fazia parte da Floresta Estadual de Paranapanema, a qual contava com 2.184,00 hectares. Houve o desmembramento de 635,20 hectares para constituição da Estação Ecológica de Paranapanema (unidade de proteção integral), de modo que as duas unidades de conservação são contíguas.
Segundo o estudo “CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DA FLORESTA ESTADUAL E DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PARANAPANEMA” as duas unidades situam-se “na Depressão Periférica sobre relevo de colinas amplas. O clima regional é Cfa, quente de inverno seco com temperatura média mensal máxima de 22 ºC e média mensal mínima de 18 ºC (Ventura et al. 1965). Entre os tipos de solo, predomina o Latossolo Vermelho Escuro-Orto (Aoki et al. 2001). A área de estudo está localizada na porção central da bacia hidrográfica do Alto Paranapanema e possui 2.183 ha, dos quais 900 ha estão cobertos por Floresta Estacional Semidecidual. A vegetação natural encontra-se segmentada em fragmentos de formato irregular, separados por talhões de Pinus elliottii Engelm. A Floresta Estacional Semidecidual da área pode ser subdividida em Aluvial e Montana.” Trata-se, segundo informe da Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, de “um dos últimos remanescentes da Floresta Latifoliada Semi-Decídua do Sudoeste Paulista, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, tais como: Veado-Catingueiro, Tamanduá Bandeira, Paca, Jacu, Jaguatirica e Araponga, entre muitos outros”.
Se quiser saber mais sobre esta Unidade de Conservação, leia os textos indicados no campo “Referências” (links abaixo).
CLIQUE AQUI para ver um vídeo da ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PARANAPANEMA.
A Estação Ecológica de Paranapanema foi criada pelo Decreto n 37.538, de 27/09/93. Já a “A Floresta de Paranapanema, da qual a Estação Ecológica foi desmembrada, tem origem no Decreto nº 40.992, de 06/11/62 que desapropriou imóvel pertencente à Fazenda Vitória no distrito e município de Paranapanema, Comarca de Avaré, com 2.182,84 ha, necessária à expansão dos trabalhos de pesquisa e reflorestamento do extinto Serviço Florestal da Secretaria da Agricultura, atual Instituto Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente.”
Consta do site do Instituto Florestal que há um centro de visitantes e trilhas, mas que o acesso é restrito a alunos de escolas e faculdades mediante agendamento.
Localização: Rodovia Raposo Tavares Km. 241 + 500 metros, município de Paranapanema-SP. Dista aproximadamente 240 km da capital e 25 km da sede municipal.
“Caracterização florística da Floresta Estadual e da Estação Ecológica de Paranapanema”, de Roque Cielo-Filho; João Batista Baitello; João Aurélio Pastore; Osny Tadeu de Aguiar; Silvana Cristina Pereira Muniz de Souza; Maria Teresa Zugliani Toniato; Conceição Rodrigues de Lima; Adriano Peres Ribeiro
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-06032009000300025&script=sci_arttext
“ASPECTOS BOTÂNICOS COMO SUBSÍDIO PARA A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NA TRILHA DO JERIVÁ: ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PARANAPANEMA”, de Roque CIELO-FILHO; Silvana Cristina Pereira Muniz de SOUZA; Conceição Rodrigues de LIMA; João Batista BAITELLO; Osny Tadeu de AGUIAR; João Aurélio PASTORE
http://www.iflorestal.sp.gov.br/publicacoes/serie_registros/IFSR41/P.%2019-34.pdf
Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema
http://www.paranapanema.sp.gov.br/portal/?page_id=454
Instituto Florestal do Estado de São Paulo